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terça-feira, 22 de maio de 2012

A indústria

1- Que entendes por indústria?

2- Indica algumas das indústrias mais importantes do país.

3- O que entendes por exportação?

4- As indústrias são, geralmente, fontes de poluição. Porquê?

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Pesca

Os principais peixes pescados em Portugal são:
No mar:
Pescada
Sardinha
Atum
Polvo
Marisco
No rio:
Truta
Barbo
Sável
Enguia
Lampreia



1- Dos peixes abaixo indicados refere aqueles que são pescados no mar.
Bacalhau - truta - salmão - carapau - sardinha - enguia - pescada -  lampreia -  atum - sável

2. Qual é a diferença entre a pesca praticada junto à costa e em alto mar.

3. Qual é a industria associada à pesca.

4. A pesca pode ser feita no mar (____________), nos rios (____________) e nas lagoas e albufeiras (______________).

5. Quais são os inconvenientes da poluição das águas do mar e do rios?

6. Indica duas actividades ligadas ao meio aquático.

Exploração Florestal

A Silvicultura é a exploração florestal.
A floresta ocupa uma extensão relativamente grande do nosso território.
É uma fonte de riqueza (fornece-nos madeira, cortiça, resina, lenha e os frutos), uma fonte de saúde
(purifica o ar) e ainda protege a terra da erosão e das areias que o vento arrasta da orla marítima.
As principais árvores são:
Pinheiro Bravo
Pinheiro Manso
Carvalho
Castanheiro
Azinheira
Sobreiro
Eucalipto



1- Que importância tem a floresta?


2- O que não devemos fazer na floresta?


3-Quais são as espécies de árvores existentes no nosso país? Dá quatro exemplos.


4- Que utilidade tem a madeira retirada das árvores? 

5- Completa:
A resina é extraída dos____________________.
A_____________ é fornecida pelos sobreiros. Com ela podemos fabricar__________________________________________________.

6- Que cuidados devemos ter para proteger a floresta?

 

 



Criação do gado no meio local

A Pecuária é a criação de gado
Muitos animais fornecem produtos destinados à alimentação:
Carne
Leite
Ovos
Chouriços
Iogurtes
Queijo
Por isso estes animais são muito importantes para o nosso dia-a-dia.
Os tipos de animais que existem na pecuária são:
Bovino (bois e vacas)
Suíno (porcos)
Ovino (ovelhas)
Caprino (cabras)
Asinino (burros)
Cavalar (cavalos)
Avícola (galinhas)



1- Quais são os alimentos e as matérias-primas fornecidos pela criação de gado?

2- Diz o nome das principais espécies de gado existentes no nosso país.

3- Escreve nos três produtos que se podem fazer com o leite de vaca.

4- Faz corresponder as letras da coluna A aos números da coluna B:
COLUNA A:
a) Gado bovino
b) Gado ovino
c) Avícola
d) Gado caprino
e) Gado cavalar
 f) Gado asinino
g) Gado suíno

Coluna B:
1-Cabras
2-Bois e vacas
3-Burros
4-Cavalos
5-Galinhas, patos...
6-Porcos
7-Ovelhas e carneiros

5-  Assinala, com uma cruz, as matérias primas fornecidas pelas ovelhas e carneiros.

__ovos


__lã


__carne


___leite



Preparação 1.º teste_3.º período

Testa os teus conhecimentos:  


1. Lê com atenção o documento A.  
Documento A
Na noite passada três carregamentos de chá da China foram lançados ao mar (…). A destruição do chá foi tão audaciosa e determinada que não hesito em considerá-la como uma página épica da nossa história(...).Deixar desembarcá-lo seria submeter-nos às imposições do Parlamento inglês (…). Seria submetermo-nos à opressão, à miséria e à servidão.” Jonh Adams, Carta de 17 de Dezembro de 1775

1.1.A que acontecimento histórico se referem as fontes?

 2. Analisa o documento A

2.1.Refere, a partir da análise do documento, os principais motivos que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa.

3. Observa a figura.

3.1. Explica a importância do acontecimento representado na figura. A Tomada da Bastilha

4.Lê o documento A
Documento A
 “ Que a Convenção faça o seu dever, o povo saberá fazer o dele (…) Querem o nosso sangue os emigrados do Reno, que desde há três anos, para vingar a sua raiva impotente, atiçam contra nós os exércitos de carrascos de toda a Europa (…). Pois bem! Já que querem sangue, tê-lo-ão. Mas será na guilhotina.” Jornal Révolutions de Paris, Março de 1793 

4.1. Que regime político foi implantado pela Convenção?
4.2. No início de 1793, o rei Luís XVI foi guilhotinado. De que era acusado?
4.3. Quem foi Robespierre?
4.4. Esclarece o sentido da última frase do documento A.

5.1.Quem foi Napoleão Bonaparte?
6. Observa a imagem. Revolução Liberal Portuguesa
6.1. Localização no espaço
6.2. Localização no tempo
6.3. Associação secreta responsável pela organização do movimento
6.4. Principal líder do movimento.

7. Completa:

D. PEDRO IV Apoiado pela Burguesia __________________ Monarquia constitucional
D. MIGUEL __________________ Defende o Absolutismo _______________

Revolução Americana
8.1.Caracteriza as colónias inglesas antes da independência.
8.2 Explica as razões que conduziram os colonos americanos a exigir a independência à Inglaterra.
8.3Caracteriza a Constituição americana como uma constituição iluminista/liberal.  

Revolução Francesa
9.1 Explica as razões que conduziram a França à revolução.
9.2 Explica o objectivo da convocação dos Estados Gerais, o seu modo de funcionamento e as razões do seu encerramento.
9.3 Avalia a importância da obra da Assembleia Constituinte.
9.4 Caracteriza a fase da Convenção.
9.5 Distingue o Directório do Consulado.
9.6 Justifica a ascensão política de Napoleão.
9.7 Explica as razões do Bloqueio Continental.

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1. Explica porque motivo os exércitos napoleónicos invadiram Portugal entre 1807 e 1810. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Menciona o que aconteceu com a família real aquando das invasões francesas. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Indicas as condições que favoreceram a difusão das ideias liberais em Portugal. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Lê atentamente o documento 1.

Documento 1 – A Constituição de 1822 Art. 1º - A Constituição Política da Nação tem por objecto manter a liberdade, segurança e propriedade de todos os Portugueses. Art. 2º - A liberdade consiste em não serem obrigados a fazer o que ela não proíbe […] Art. 9º - A lei é igual para todos. Art. 26º - A soberania reside essencialmente na Nação […] Art. 29º - O Governo da Nação Portuguesa é a Monarquia Constitucional hereditária, com leis fundamentais que regulam o exercício dos três poderes políticos. Art. 30º - Estes poderes são: legislativo, executivo e judicial. […] Cada um destes poderes é totalmente independente, de forma que um não poderá arrogar [assumir] a si atribuições de outro.

4.1. A Constituição de 1822 adoptou os seguintes princípios. Indica para cada um deles uma frase do documento 1 que demonstre o respectivo princípio.
• Soberania da Nação

• Divisão tripartida dos poderes

• Igualdade dos cidadãos perante a lei

• Direitos, Liberdades e garantias

5. Menciona quem exercia cada um dos 3 poderes políticos.

6. Justifica a independência do Brasil

7. Refere as principais alterações impostas pela Carta Constitucional de 1826.

8. Preenche com a informação relativa aos 2 grupos em que a sociedade portuguesa de dividiu durante a revolução liberal.

Nome do Grupo Chefe Constituído por… Defendia Liberais

 9. Menciona qual foi o partido que saiu vencedor da guerra civil (1832-34).

10. Apresenta as principais reformas de Mouzinho da Silveira.

Tema: A Revolução Liberal Portuguesa (correcção)

1. O imperador francês, Napoleão Bonaparte, decretou o Bloqueio Continental pelo qual proibia que qualquer país europeu fizesse comércio com a Inglaterra. Como Portugal não respeitou o bloqueio os franceses invadiram o país por 3 vezes.

2. A família real portuguesa fugiu para o Brasil.

3. Foram várias as condições que favoreceram a difusão das ideias liberais em Portugal. Ao nível político existia um grande descontentamento pois com o Rei no Brasil quem governava o país era o general inglês Beresford. Financeiramente a abertura dos portos brasileiros aos ingleses trouxe a ruína aos comerciantes portugueses. As invasões francesas afectaram gravemente a agricultura, o comércio e a indústria, já de si bastante atrasadas. A nível social o descontentamento era em geral, mas era ainda maior junto do povo sobrecarregado pelo aumento dos impostos.

4.1. • Soberania da Nação: “A soberania reside essencialmente na Nação” • Divisão tripartida dos poderes: “Estes poderes são: legislativo, executivo e judicial” • Igualdade dos cidadãos perante a lei “A lei é igual para todos” • Direitos, Liberdades e garantias: “A Constituição Política da Nação tem por objecto manter a liberdade, segurança e propriedade de todos os Portugueses”

5. O rei detinha o poder executivo, as Cortes possuíam o poder legislativo e os tribunais exerciam o poder judicial.

6. O regresso do rei D. João VI a Portugal e abolição dos privilégios, provocaram um enorme descontentamento no Brasil que se via assim de novo na condição de colónia. Os colonos não aceitaram o retorno à condição de colónia, pelo que o príncipe regente, D. Pedro, declarou a independência do Brasil.

7. A Carta Constitucional de 1826 atribuiu mais poderes ao rei, que além do direito de veto sobre as leis e do poder executivo passou a ter também o poder moderador. O clero e a nobreza recuperaram alguns dos seus privilégios.

8. Preenche com a informação relativa aos 2 grupos em que a sociedade portuguesa de dividiu durante a revolução liberal. Nome do Grupo Chefe Constituído por… Defendia Liberais D. Pedro Intelectuais, burgueses Monarquia constitucional Absolutistas D. Miguel Clero, nobreza e povo rural Monarquia absolutista

9. A guerra civil (1832-34) foi ganha pelos liberais.

10. As principais reformas de Mouzinho da Silveira foram: aboliu a dizima e dos direitos feudais, reorganizou a administração e a justiça, extinguiu os pequenos morgadios, liberalizou o comércio interno, acabou com as corporações, integrou os bens da coroa na fazenda pública, garantiu o direito à propriedade (acabou com as penas de confiscação de bens), reformou o imposto da sisa, terminou com os privilégios da Companhia Geral da Agricultura e das Vinhas do Alto Douro, reformou as contribuições sobre os proprietários e capitalistas, reformou a divisão administrativa do país, criou Real Biblioteca Pública da Cidade do Porto.

http://prof.francodigi.com/activ_historia/revolucao_liberal_portuguesa.

htm http://prof.francodigi.com/activ_historia/consequencias_invasoes_francesas.htm

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Objectivos Teste Matemática_3.º Período

Unidade 5- Perímetros e Áreas

- Determino o perímetro de polígonos regulares e irregulares
- Identifico figuras equivalentes no plano e distingo figuras equivalentes de figuras congruentes, justificando as opções tomadas.
- Relaciono diâmetro com o raio num circulo.
- Determino o perímetro de um círculo.
- Calculo o diâmetro de um círculo , conhecido o seu perímetro.
- Resolvo problemas do quotidiano, que envolvam perímetros de polígonos e do círculo.
- Determino áreas de polígonos regulares e do círculo.
- Determino áreas por decomposição e composição.
- Resolvo problemas do quotidiano, que envolvam áreas de polígonos e do círculo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Teste de Ciências da Natureza- 3.º Período

1- A figura representa a circulação da água na Natureza.



1.1 Qual é o nome desta circulação?

1.2 Qual é a fonte de energia que mantém esta situação?

1.3 Completa a legenda da figura 1, usando os termos transpiração, condensação, precipitação, infiltração e evaporação.
1-
2-
3-
4-
5-

1.4 Que nome se dá ao conjunto de toda a água que existe na Terra?
__Litosfera  __Atmosfera  __Hidrosfera  __Biosfera

2-
2.1Refere onde existe a maior parte da água na Terra.

2.2 Da água existente, qual pode ser utilizada para consumo humano e onde podes encontrá-la?

2.3 Completa a seguinte frase.

"Na atmosfera  também há água. Uma parte é invisível porque está na fase______da matéria. Outra parte, visível, constitui as____________que são água nas fases líquida ou_______da matéria".

3- Observa a tabela 1.

3.1 Usando os termos inquinada, mineral, salobra e potável, classifica os tipos de água A, B, C e D apresentados na tabela 1.

A- Água__________
B- Água__________
C- Água__________
D- Água__________

3.2 Refere dois processos que poderiam transformar a água C, da tabela 1, em própria para consumo.

3.3 - Completa a frase:
"A água A, da tabela 1, apresenta-se turva devido à presença de substâncias muito finas em_________________. Para retirar à água estas substâncias deve-se fazer uma______________.

4. Lê, com atenção, a seguinte notícia:

Autoridades investigam descarga poluente para o Rio Tejo

A GNR e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) estão a averiguar a origem de uma descarga poluente para o Rio Tejo feita na passada quinta-feira junto a Vila Velha de Ródão, informou a associação ambientalista Quercus.

As águas do Rio Tejo junto a Vila Velha de Ródão "ficaram roxas e com um forte odor a produtos químicos" desde a manhã da passada quinta-feira, só regressando à normalidade "ao fim do dia", descreve Samuel Infante, dirigente da Quercus em Castelo Branco.
O cheiro a "terebentina" (líquido solvente) chegou a "incomodar e irritar as vias respiratórias" de algumas pessoas que se encontravam no cais fluvial da vila, ponto de partida para várias actividades recreativas a decorrer no rio.
Na zona, "era visível que a poluição era despejada pelo emissário da zona industrial", onde terá havido uma descarga superior à capacidade permitida por lei e ao limite de filtragem da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), sublinhou. No entanto, "só os resultados das análises a cargo da Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR e do ICNB poderão determinar a origem".
Para além de matar peixes, a poluição que foi descarregada na passada quinta-feira no Tejo "ameaça todas as espécies" que se alimentam do rio, assim como "actividades de recreio e praias fluviais", refere o dirigente da Quercus. 
Correio da Manhã , 28/04/12

4.1 Qual pensam ser actividade humana responsável pela poluição do rio Tejo, relatada na notícia?

4.2 Refere duas propriedades da água que permitiram concluir que estava poluída?

4.3 Menciona uma das possíveis substâncias poluentes?

4.4 Indica duas consequências da poluição do rio relatadas na notícia.

4.5 Refere o significado da sigla ETAR, usada no texto.

5. O gráfico da figura 3 representa a variação da temperatura com a altitude, ao longo das diferentes camadas que constituem a atmosfera.


5.1 Qual é a camada que se encontra mais perto da superfície terrestre?

5.2 Entre que altitudes, aproximadamente, se situa a estratosfera?

5.3 Qual é a temperatura da atmosfera a 20km de altitude?
R:___________ºC (valor aproximado)

5.4 Como varia a temperatura à medida que nos elevamos na troposfera? (assinala com x)

___ É sempre a mesma.
___Aumenta com a altitude.
___Diminui com a altitude

6.  No gráfico circular, estão indicadas as quantidades relativas dos gases constituintes do ar.


6.1 Indica os nomes dos gases A e B.
A______________
B-______________

6.2 Refere o nome de dois gases que possam estar incluídos na fatia C.

7. À medida que os cientistas foram descobrindo propriedades dos gases que compõem a atmosfera, a humanidade foi tirando partido dessas descobertas, encontrando-lhes diversas aplicações.

7.1 Associa cada aplicação, aos gases (oxigénio, dióxido de carbono e azoto)

- Soldadura de metais:____________
- Produção de adubos:____________
- Combate a incêndios:_____________
- Mergulho de longa duração:____________
- Produção de bebidas gaseificadas:__________

8. A figura representa um fenómeno em que intervêm diversos gases.


8.1 Qual é o fenómeno representado na figura?

8.2 Qual é o gás comburente? Justifica.

8.3 Das substâncias seguintes indica as que podem servir como combustível:
__gasolina
__água
__ ferro
__madeira
__cera
__azoto

8.4 De acordo com o esquema da figura, o que é necessário para este fenómeno acontecer?

8.5 Indica dois gases que resultam deste fenómeno.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Preparação para o teste de Inglês

1. Complete with the verb to be.
Hi! I_____ Peter. My favourite colour ____black. My teacher______ Mrs. Martha. Kevin and I____best friends.

2. Complete with the verb to have got.
a) Jonh ________ a new computer game.
b) They________a big house.
c) Garfield______a sandwich.
d) Mrs. Martha________a black car.
e) Peter and I____________ a nice bedroom.


3. Write this or these
a)____________ is a good pen.
b)____________ crayons are purple.
c)____________are my erasers.
d)____________book is about palm trees.

4. Write the parts of the house.

5. Complete with the prepositions of the place.

Where is the dog?

http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/5ing/5ing5160901.pdf?width=965&height=600

sábado, 5 de maio de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O AR

Importância do ar para os seres vivos


1.O que é a atmosfera e a sua importância para a vida na Terra

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra. É fundamental para a vida na Terra porque:
  • nela encontram-se os gases necessários para a respiração dos seres vivos;
  • protege a Terra das radiações ultravioletas (camada do ozono);
  • modera a temperatura do planeta e evita um arrefecimento durante a noite que destruiria os seres vivos (efeito de estufa);
  • protege a Terra do impacto de outros astros como os meteoritos (serve como barreira).
A atmosfera apresenta várias camadas:
  • Troposfera - onde se encontra praticamente todo o ar e onde ocorrem os fenómenos atmosféricos (chuvas, formação de nuvens,etc.);
  • Estratosfera - onde existe ozono que não permite a entrada dos raios ultravioletas;
  • Mesosfera - camada que não permite a entrada de meteoritos no planeta;
  • Termosfera - camada externa da atmosfera.

2. Ar

O ar tem as seguintes propriedades:
  • invísivel, incolor e inodoro;
  • ocupa espaço;
  • tem peso;
  • tem forma e volume variável (é compressível).

3. Gases constituintes do ar

Constituição do ar:
  • Azoto (78%)
  • Oxigénio (21%)
  • Dióxido de Carbono, vapor de água e outros gases (1%)
O azoto tem como propriedades:
  • invisível, incolor e inodoro;
  • incomburente e incombustível;
  • moderador das combustões.
O oxigénio tem como propriedades:
  • invisível, incolor, e inodoro;
  • comburente e incombustível.
O dióxido de carbono tem como propriedades:
  • invisível, incolor, e inodoro;
  • incomburente e incombustível;
  • turva a água de cal;
  • é mais pesado que o ar.
O azoto é usado na produção de adubos para a agricultura e em sistemas de refrigeração.
O oxigénio é usado na reanimação de doentes e também na indústria para acelerar combustões.
O dióxido de carbono é usado no fabrico de bebidas gaseificadas e em extintores de incêndio.

4. Poluição do ar

O ar é poluído essencialmente devido ao:
  • desenvolvimento industrial;
  • formação de grandes aglomerados populacionais;
  • aumento do número de automóveis e aviões.
A poluição do ar tem como consequências:
  • Perigo para a saúde: o ar poluído provoca doenças dos sistema respiratório e circulatório (asma, bronquite,…) e doenças de pele e alergias.
  • Aumento do efeito de estufa/aquecimento global: o efeito de estufa consiste na retenção de calor proveniente do sol e é essencial à vida porque não permite um arrefecimento nocturno que destruiria os seres vivos. A emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono para a atmosfera tem vindo a aumentar o efeito de estufa o que tem provocado um aquecimento global. Com este aquecimento têm-se verificado alterações climáticas e o degelo dos glaciares e um consequente aumento do nível das águas.
  • Destruição da camada de ozono: a camada de ozono é muito importante porque protege-nos dos raios ultravioletas. No entanto, com o aumento da poluição, esta camada está cada vez mais fina e protege-nos cada vez menos destes raios que são prejudiciais aos seres vivos.
  • Chuvas ácidas: existem gases que são libertados sobretudo nas indústrias para a atmosfera que combinam-se com a água existente na atmosfera e quando ocorre precipitação origina-se a queda de chuvas ácidas que matam plantas e seres vivos aquáticos, contaminam os solos e deterioram monumentos.